Sabe quais são as preocupações ambientais dos portugueses no Natal? A SPV diz-lhe
A sustentabilidade é, cada vez mais, um tema que se reveste de grande importância para os portugueses. Durante a época do Natal, conheça as ações feitas em prol da sustentabilidade: utilizar pinheiros artificiais (75%), separar os resíduos dos embrulhos (73%) e não utilizar utensílios descartáveis (71%). Estes dados são retirados de um estudo promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que procurou perceber atitudes e preocupações dos consumidores nacionais quanto às práticas sustentáveis nesta época.
Face à tentativa de perceber quais os comportamentos que os inquiridos terão nesta época, recusar sacos nas lojas, usar papel reciclado para embrulho e ter preocupação em comprar produtos amigos do ambiente, são aqueles que revelam menos expressão durante esta quadra, com respostas entre os 21% e os 39%.
Através dos dados é possível afirmar que que 9 em cada 10 portugueses reciclam as embalagens. No entanto, sabem que da época natalícia provém um aumento do consumo e posteriormente um aumento da produção de resíduos, sendo necessário existir uma preocupação acrescida por parte dos portugueses.
“Os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância de adotarem comportamentos responsáveis face à proteção do ambiente e a relevância da reciclagem enquanto um deles é cada vez mais notada. Este mesmo inquérito mostrou-nos que 89% dos portugueses admite estar mais preocupado hoje em dia com os problemas ambientais do que o que estava há 10 anos atrás e o Natal não é exceção.” afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
Ao longo dos últimos anos a SPV criou campanhas natalícias com o objetivo de sensibilizar os cidadãos portugueses para a importância de também nas épocas festivas existir uma atenção com a proteção do ambiente. Este ano, com o mote “O melhor presente do mundo é um mundo melhor”, a SPV lançou novamente a sua campanha, reforçando que cada um de nós deve ter a vontade de partilhar e oferecer um mundo melhor às gerações vindouras.
“Acreditamos que as campanhas que a SPV tem desenvolvido ao longo do tempo têm contribuído para esta nova consciência e alerta ambiental. O reforço de comunicação no Natal tem como objetivo incentivar à manutenção dos bons hábitos de reciclagem, que devem ter especial importância nesta época” acrescenta Ana Trigo Morais.
Durante o mês de dezembro, os portugueses foram convidados a partilhar nas suas redes sociais o filtro especial criado para esta ação, formando um movimento de celebração de um mundo mais sustentável. Com a reciclagem no centro das atenções, e com o objetivo de facilitar e aumentar a separação nas casas portuguesas neste Natal, por cada partilha, os participantes ganham um conjunto de ecobags. Todas as semanas irão ser oferecidas 200 ecobags, num total de 1.000 ao longo de todo o mês no Instagram e Facebook.
Descubra o artigo sobre o projeto da Sumol, uma iniciativa que visa o reaproveitamento de materiais da marca para a decoração de pontos de venda.