Sinalética aconselhada nas Embalagens

PP
As embalagens de PP rígido são recicláveis
Os resíduos de embalagens de PP são constituídos por mistura de garrafas, frascos, boiões, grades não reutilizáveis e caixas produzidas por injeção.
Sinalética aconselhada nas Embalagens

-
Corpo
da garrafaCompatível Não Compatível SUJEITO A
CONFIRMAÇÃOComponentes do
corpo da garrafaTPO PP PE PLA PVC PS PET PETG Barreira EVOH PA Metalização PVDC Alumínio Aditivo Estabilizadores Antioxidantes Lubrificantes Agentes nucleantes Peróxidos Cargas Minerais Retardantes de chama Plastificantes Aditivos bio/oxo/fotodegradáveis COMPATÍVEL NÃO COMPATÍVEL SUJEITO A CONFIRMAÇÃO -
Rótulo
Compatível Não Compatível SUJEITO A
CONFIRMAÇÃOImpressão direta Impressão a laser Data de fabrico ou prazo de validade Outras impressões diretas Tintas Tintas que não desbotam Tintas que desbotam Cumprimento das orientações da EUPIA Tintas tóxicas/perigosas Rótulos PP com densidade <1g/cm³ PVC Plásticos metalizados PLA com densidade >1g/cm³ Papel PET Alumínio PE Rótulos de manga retrátil Mangas auto-separáveis de plástico e cartão sob pressão mecânica PP com densidade <1g/cm³ Materiais com densidade >1g/cm³ (por ex: PET; PETG; PS) Materiais metalizados PVC Alumínio Rótulo de manga retrátil que cobrem totalmente o corpo Papel Colas Removíveis durante o processo de reciclagem Não removíveis durante o processo de reciclagem COMPATÍVEL NÃO COMPATÍVEL SUJEITO A CONFIRMAÇÃO -
Tampa
Compatível Não Compatível SUJEITO A
CONFIRMAÇÃOFecho/ Tampa PP PE PVC PLA Metal Materiais com densidade >1g/cm³ (por ex: PET; PETG; PS) Selo PP, TPO ou TPS <1% PE ou TPS Materiais com densidade >1g/cm³ (por ex: PET; PETG; PS) Metais com densidade > 1 g/cm³ Papel laminado Metais com densidade < 1 g/cm³ PVC Silicone de densidade > 1 g/cm³ PLA COMPATÍVEL NÃO COMPATÍVEL SUJEITO A CONFIRMAÇÃO -
Outros
componentes
PET (politereftalato de etileno): Polímero utilizado principalmente no fabrico de garrafas de bebidas (águas, sumos, etc.), embora esteja também presente em produtos de higiene doméstica e embalagens termoformadas.
PLA: É um polímero constituído por moléculas de ácido láctico, com propriedades semelhantes as do tereftalato de polietileno (PET) que é utilizado para fabricar embalagens, mas que também é biodegradável.
PVC (policloreto de vinilo): polímero utilizado no fabrico de algumas embalagens embora já com pouca expressão neste sector como por ex.:. embalagens de sal fino, embalagens de detergente, blisters utilizados na indústria farmacêutica, etc.
PS (poliestireno): Polímero resultante da polimerização do monómero de estireno.
PETG (politereftalato de etileno glicol): material com um elevado grau de transparência e extremamente fácil de moldar por acção do calor.
Aditivo Barreira: aditivo utilizado na embalagem e que impede as transferências de gases, raios UV, humidade, etc. Tem como finalidade salvaguardar a qualidade do produto embalado por maiores períodos de tempo.
Aditivo: substância adicionada em pequena quantidade aos polímeros para promover a alteração ou preservação de uma ou mais propriedades (cor, barreira, antioxidante, retardantes de chama, etc.)
Removedor de O2: pequenas saquetas ou etiquetas contendo pó de ferro, colocadas nas embalagens numa atmosfera modificada. Prolongam o prazo de validade dos produtos e melhoram a sua aparência. Destinam-se a absorver, por oxidação, o oxigénio presente na embalagem.
Estabilizadores de UV ou ultra-violeta:aditivos orgânicos que protegem os produtos sensíveis aos raios ultravioleta contra alterações de sabor, odor e/ou cor, em consequência da oxidação causada por raios UV.
Bloqueadores de Acetaldeído (AA): o acetaldeído é um composto natural que está presente em certos alimentos, como os citrinos, a fruta madura e o café. Durante o processo de produção de PET, também se produz uma quantidade mínima desta substancia. O sabor intensamente amargo do acetaldeído pode, em certos casos, migrar das paredes da embalagem e alterar o sabor dos produtos, sobretudo de águas minerais. Os bloqueadores de AA reduzem a quantidade de acetaldeído retida no PET, evitando assim que o mesmo altere o sabor do produto embalado.
Nanocompósito: partícula inorgânica com um diâmetro nanométrico que pode actuar como barreira no próprio material.
Revestimento por plasma: tecnologia que torna possível cobrir o interior de uma garrafa de plástico com uma camada muito fina de sílica ou carbono. Esta camada forma uma barreira adicional ao CO2 e ao oxigénio, melhorando a conservação do produto embalado.
PE (polietileno).
PP (polipropileno): polímero utilizado principalmente no fabrico de recipientes, boiões e frascos.
OPP (polipropileno orientado): o OPP é uma variante do polipropileno puro, PP.
PEAD (polietileno de alta densidade): polímero essencialmente utilizado no fabrico de embalagens de uso doméstico, tal como embalagens de champô e detergente de roupa.
PEBD (polietileno de baixa densidade): vulgo Filme Plástico.
EVOH (álcool de vinil e etileno): graças às suas excepcionais propriedades de barreira, o EVOH é utilizado em diversas embalagens de produtos alimentares para impedir as transferências de oxigénio. Como aditivo previne ou reduz a condensação de água na forma de pequenas gotas sobre um filme ou superfície de plástico.
EVA (acetato de vinil etileno): excelente barreira contra a humidade.
EPS (Poliestireno expandido): vulgo esferovite.
Densidade A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo ou substância define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo ou substância. A unidade SI é quilograma por metro cúbico (kg/m³)