Sinalética aconselhada nas embalagens
PET
As garrafas PET são recicláveis
Os resíduos de embalagens de PET são constituídos por mistura de garrafas, frascos e outros recipientes, que tenham servido para embalar água, refrigerantes, produtos de higiene, óleos, esvaziados do seu conteúdo, perfurados e espalmados.
Sinalética aconselhada nas embalagens
-
Corpo
da garrafaCompatível Não Compatível SUJEITO A
CONFIRMAÇÃOComponentes do
corpo da garrafaPET PLA PVC PS PETG Barreira Revestimento externo de Óxido de Silício Revestimento externo por plasma de carbono PA multicamada com < 5% (em peso) PGA multicamada Liga de PTN PA multicamada com >5 % (em peso) PA monocamada EVOH Aditivo Removedor de O2 Estabilizadores de UV Bloqueadores de AA Agentes abrilhantadores Bio- Oxo- Aditivos Fotodegradáveis Nanocompósitos -
Rótulo
Compatível Não Compatível SUJEITO A
CONFIRMAÇÃOImpressão direta Impressão a laser Data de fabrico ou prazo de validade Outras impressões diretas Tintas Não tóxica Cumprimento das orientações da EUPIA Tintas que tingem Tintas tóxicas/perigosas Rótulos PE PP OPP EPS PET expandido, com densidade < 1 g/cm3 PETG, com densidade < 1 g/cm3 Rótulo ligeiramente metalizado (densidade < 1 g/cm3) Papel Rótulos metalizados com densidade > 1g/cm3 (por ex.: PVC, PS, PET, PETG) PLA Materiais que não se consigam separar Rótulos de manga retrátil Rótulos de manga retrátil que cobrem parcialmente o corpo da garrafa em PE/OPP/EPS/PET expandido e PETG, todos com densidade < 1 g/cm3 Rótulos de manga retrátil cujos materiais sejam detetáveis nos sistemas óticos NIR, em PE/PP/OPP/EPS/PET expandido ou PETG, todos com densidade < 1 g/cm3 Materiais com densidade > 1 g/cm3 (por ex.: PVC/PS/PET/PETG) Materiais metalizados Embalagens com rótulo de manga retrátil que cobrem totalmente o corpo Cola Colas alcalinas ou hidrossolúveis a 60 – 80º C Colas termofusíveis (colagem a quente) Colas adesivas por pressão manual Adesivos autoaderentes -
Tampa
Compatível Não Compatível SUJEITO A
CONFIRMAÇÃOFecho/ Tampa PE PP (densidade < 1 g/cm3) Materiais com densidade > 1 g/cm3 (p.e. metais) Materiais que não se consigam separar Anel de inviolabilidade PE, com densidade < 1g/cm3 PE + EVA, com densidade < 1 g/cm3 PP, com densidade < 1g/cm3 PET expandido, com densidade < 1 g/cm3 Silicone com densidade < 0,95g/cm3 Materiais com densidade > 1 g/cm3 (p.e. PVC/silicone/metais) Selo PE, com densidade < 1g/cm3 PP, com densidade < 1g/cm3 OPP, com densidade < 1g/cm3 EPS, com densidade < 1g/cm3 PET expandido, com densidade < 1 g/cm3 PETG expandido, com densidade < 1 g/cm3 Materiais com densidade > 1 g/cm3 PVC, com densidade > 1g/cm3 PS, com densidade > 1g/cm3 PET, com densidade > 1g/cm3 PETG, com densidade > 1g/cm3 Materiais metalizados -
Outros
componentes
PET (politereftalato de etileno): Polímero utilizado principalmente no fabrico de garrafas de bebidas (águas, sumos, etc.), embora esteja também presente em produtos de higiene doméstica e embalagens termoformadas.
PLA: É um polímero constituído por moléculas de ácido láctico, com propriedades semelhantes as do tereftalato de polietileno (PET) que é utilizado para fabricar embalagens, mas que também é biodegradável.
PVC (policloreto de vinilo): polímero utilizado no fabrico de algumas embalagens embora já com pouca expressão neste sector como por ex.:. embalagens de sal fino, embalagens de detergente, blisters utilizados na indústria farmacêutica, etc.
PS (poliestireno): Polímero resultante da polimerização do monómero de estireno.
PETG (politereftalato de etileno glicol): material com um elevado grau de transparência e extremamente fácil de moldar por acção do calor.
Aditivo Barreira: aditivo utilizado na embalagem e que impede as transferências de gases, raios UV, humidade, etc. Tem como finalidade salvaguardar a qualidade do produto embalado por maiores períodos de tempo.
Aditivo: substância adicionada em pequena quantidade aos polímeros para promover a alteração ou preservação de uma ou mais propriedades (cor, barreira, antioxidante, retardantes de chama, etc.)
Removedor de O2: pequenas saquetas ou etiquetas contendo pó de ferro, colocadas nas embalagens numa atmosfera modificada. Prolongam o prazo de validade dos produtos e melhoram a sua aparência. Destinam-se a absorver, por oxidação, o oxigénio presente na embalagem.
Estabilizadores de UV ou ultra-violeta:aditivos orgânicos que protegem os produtos sensíveis aos raios ultravioleta contra alterações de sabor, odor e/ou cor, em consequência da oxidação causada por raios UV.
Bloqueadores de Acetaldeído (AA): o acetaldeído é um composto natural que está presente em certos alimentos, como os citrinos, a fruta madura e o café. Durante o processo de produção de PET, também se produz uma quantidade mínima desta substancia. O sabor intensamente amargo do acetaldeído pode, em certos casos, migrar das paredes da embalagem e alterar o sabor dos produtos, sobretudo de águas minerais. Os bloqueadores de AA reduzem a quantidade de acetaldeído retida no PET, evitando assim que o mesmo altere o sabor do produto embalado.
Nanocompósito: partícula inorgânica com um diâmetro nanométrico que pode actuar como barreira no próprio material.
Revestimento por plasma: tecnologia que torna possível cobrir o interior de uma garrafa de plástico com uma camada muito fina de sílica ou carbono. Esta camada forma uma barreira adicional ao CO2 e ao oxigénio, melhorando a conservação do produto embalado.
PE (polietileno).
PP (polipropileno): polímero utilizado principalmente no fabrico de recipientes, boiões e frascos.
OPP (polipropileno orientado): o OPP é uma variante do polipropileno puro, PP.
PEAD (polietileno de alta densidade): polímero essencialmente utilizado no fabrico de embalagens de uso doméstico, tal como embalagens de champô e detergente de roupa.
PEBD (polietileno de baixa densidade): vulgo Filme Plástico.
EVOH (álcool de vinil e etileno): graças às suas excepcionais propriedades de barreira, o EVOH é utilizado em diversas embalagens de produtos alimentares para impedir as transferências de oxigénio. Como aditivo previne ou reduz a condensação de água na forma de pequenas gotas sobre um filme ou superfície de plástico.
EVA (acetato de vinil etileno): excelente barreira contra a humidade.
EPS (Poliestireno expandido): vulgo esferovite.
Densidade A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo ou substância define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo ou substância. A unidade SI é quilograma por metro cúbico (kg/m³)