Nove entidades do setor das embalagens de vidro assinam compromisso para cumprimento das metas nacionais de reciclagem

Atualmente, Portugal tem o desafio de cumprir as metas de reciclagem do vidro de embalagem, que se situam nos 70% em 2025 e 75% em 2030. Estas metas levaram a que as empresas do setor colaborem num esforço conjunto, para criarem uma estratégia que permita ao país cumprir, ou mesmo antecipar, as metas antes do prazo estipulado.

De facto, é um objetivo desafiante o alcançar 75% de recolha para reciclagem de todas as embalagens de vidro que são colocadas no mercado . Contudo, se existir a colaboração de todas as entidades envolvidas e com o apoio dos demais intervenientes na gestão dos resíduos urbanos em Portugal, é possível atingir os objetivos.

O compromisso é assumido pela ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a AIVE – Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem, a ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas, a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, a APIAM – Águas Minerais e de Nascente de Portugal, a APCV – Associação Cervejeiros de Portugal, a PROBEB – Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas e pela Sociedade Ponto Verde.

Foram definidos quatro pontos de atuação por estas entidades, cada um com medidas concretas de atuação:

– Sistema de Recolha,

– Comunicação e Sensibilização,

– Fluxos Complementares;

– e Suporte Financeiro da Gestão de Resíduos.

A união e colaboração, entre todos os representantes dos agentes económicos mais importantes da cadeia de valor das embalagens de vidro mostra uma grande dedicação e empenho em dar um contributo necessário para o cumprimento das metas de reciclagem do Vidro, numa década tão desafiante como esta para Portugal. Como finalidade existe a redução do consumo de matérias-primas e de energia, bem como a redução da pegada carbónica e o aumento da circularidade deste material de embalagem.