Sistemas de Depósito e Reembolso de embalagens de bebidas pelo mundo

Existem Sistemas de Depósito e Reembolso de embalagens de bebidas por todo o mundo. A publicação Global Deposit Book 2020, traduz uma visão geral destas soluções para os recipientes de bebidas. São mais de 40 sistemas de depósito em vigor a nível global, em países que partilham uma visão comum: uma economia mais circular.

O crescimento dos Sistemas de Depósito e Reembolso

A última década testemunhou uma explosão e crescimento dos Sistemas de Depósito e Reembolso (SDR) em todo o mundo.

No final de 2018, quase 290 milhões de pessoas em todo o mundo tiveram acesso a este tipo de sistemas. Desde então, vários novos programas foram implementados ou anunciados em vários países do mundo. Os programas são implementados nos próximos dois/três anos e estima-se que cerca de 500 milhões de pessoas terão acesso a SDR para reciclar as suas embalagens de bebidas vazias, duplicando o número de pessoas abrangidas desde 2005.

Mas afinal, como funcionam os SDR de recipientes de bebidas?

Os Sistemas de Depósito e Reembolso (SDR) são uma ferramenta certificada que recolhe grandes quantidades de recipientes de bebidas para reutilização e reciclagem de alta qualidade.  Os clientes pagam uma pequena quantia quando compram latas ou garrafas e recebem o dinheiro de volta quando devolvem a embalagem num ponto de recolha.

Este sistema de reciclagem tem apoiantes

Os SDR têm historicamente desfrutado de amplo apoio público. As novas leis recebem um enorme apoio por parte das pessoas, e a maioria dos entrevistados em pesquisas de opinião pública, apoiam a expansão das leis de depósito existentes ou introdução de novos sistemas. Em 2020, 83 % dos austríacos queriam estes sistemas e 93 % concordaram que os produtores de plásticos devem contribuir para a gestão do desperdício do plástico. Na Roménia 96 % de pessoas apoiam a introdução dos SDR. E os portugueses o que acham dos SDR? Segundo o estudo, pedido pela  Sociedade Ponto Verde , 65% das pessoas, mostra intenção de devolver sempre as embalagens para receber de volta esse valor.

À medida que os SDR se tornam mais difundidos, é mais importante do que nunca para as indústrias, governos e outras partes interessadas trabalhar em conjunto para entender o funcionamento destas soluções de reciclagem de embalagens de bebidas! Todos no caminho de uma economia mais circular.

Fonte: Global Deposit Book 2020