Embalagens monomaterial: o desejo dos recicladores
Uma solução para otimizar a reciclagem: Embalagens monomaterial
A reciclagem fecha o ciclo para uma economia circular, mas quanto mais complicado o design da embalagem, menor a probabilidade desta ser reciclada. Será que a embalagem monomaterial é a resposta para este problema?
Preocupação com a Economia Circular
A Economia circular é um conceito que cada vez mais as marcas e empresas ao redor do mundo têm em conta. É necessário que esta prática vá além do marketing e que seja dada mais importância ao seu verdadeiro objetivo. A Sumol é um bom exemplo a destacar, numa iniciativa juntamente com a Sociedade Ponto Verde, reutilizaram materiais da marca para decorar os pontos de venda.
Pensar no Design das embalagens
Quanto mais complicado for o design da embalagem, mais esforço será necessário. É imprescindível pensar no futuro das embalagens e que haja um envolvimento e motivação por parte das empresas para implementar estratégias inovadoras a nível de ecodesign. Compreender o processo e infraestrutura de reciclagem pode ajudar designers de produto e de embalagens a torná-las mais conscientes e mais recicláveis.
Monomateriais são a resposta, porquê?
Dos principais objetivos de uma embalagem é: proteger e preservar o seu conteúdo. Mas existem outras funcionalidades e apenas um material pode não cumprir todas os requisitos. Como por exemplo as etiquetas que contêm as informações do produto, tornam uma embalagem numa mistura de materiais que, por vezes, podem não ser compatíveis com a reciclagem.
Mas poderá a embalagem monomaterial ser a resposta? Saiba mais aqui.