MEDIDAS
A inovação ao serviço da reciclagem também está diretamente relacionada com a forma como as embalagens são desenhadas. Conheça 5 medidas que ajudarão na reciclabilidade das mesmas.
Utilização de embalagens de maior capacidade.
É possível usar embalagens com dimensões maiores do que as atuais, sem induzir o desperdício do produto, com aceitação no mercado, melhorando, assim, a relação de peso da embalagem por unidade de produto?
Redução do volume do produto de modo a utilizar uma menor quantidade de embalagem (produtos concentrados, empilhados, desmontados, …)
É possível reduzir o volume do produto para que seja necessário usar uma menor quantidade de embalagem na sua comercialização (produtos concentrados, empilhados, desmontados, etc.)?
Redução do peso da embalagem alterando o design.
É possível que, modificando o design da embalagem, seja necessária uma menor quantidade de embalagem para comercializar a mesma quantidade de produto, por exemplo, usando reentrâncias em vez de pegas ou recortando as abas nas caixas…?
Otimização do acondicionamento em paletes.
É possível , por exemplo, alterando as dimensões ou a disposição das caixas na palete ou diminuindo a quantidade de material de embalagem (película retrátil, paletes, cintas, etc.) necessária para transportar o produto?
Modificação do design da embalagem com vista ao melhor aproveitamento do produto.
É possível desenhar a embalagem de forma a facilitar ao consumidor um melhor aproveitamento do produto, por exemplo, colocando a abertura da embalagem na base?
Este conteúdo é uma versão adaptada pela Sociedade Ponto Verde dos documentos originais da ECOEMBES