Sinalética aconselhada nas Embalagens

garrafas PET

Filme Plástico

As embalagens de filme plástico são recicláveis

Todos os resíduos de embalagens flexíveis de PEBD, PEAD e PP, secos e limpos, como por ex.: mistura de filmes, mangas e sacos diversos com dimensões superiores a uma folha A3 (420 x 297 mm). A medida refere-se à superfície total do produto (ex.: saco típico de supermercado).

Sinalética aconselhada nas Embalagens

PET (politereftalato de etileno): Polímero utilizado principalmente no fabrico de garrafas de bebidas (águas, sumos, etc.), embora esteja também presente em produtos de higiene doméstica e embalagens termoformadas.
PAN (Poliacrilonitrilo): Polímero obtido a partir da polimerização do nitrilo acrílico (acrilonitrilo). Pode ter forma de fibra ou resina, de acordo com a fabricação.
PEN (Naftalato de polietileno): Polímero formado por ácido naftaleno dicarboxílico e etilenoglicol, resina semelhante ao PET. Polímero com elevadas propriedades barreira ao ar/gases.
PLA: É um polímero constituído por moléculas de ácido láctico, com propriedades semelhantes as do tereftalato de polietileno (PET) que é utilizado para fabricar embalagens, mas que também é biodegradável.
PVC (policloreto de vinilo): polímero utilizado no fabrico de algumas embalagens embora já com pouca expressão neste sector como por ex.:. embalagens de sal fino, embalagens de detergente, blisters utilizados na indústria farmacêutica, etc.
PS (poliestireno): Polímero resultante da polimerização do monómero de estireno.
PETG (politereftalato de etileno glicol): material com um elevado grau de transparência e extremamente fácil de moldar por acção do calor.
Aditivo Barreira: aditivo utilizado na embalagem e que impede as transferências de gases, raios UV, humidade, etc. Tem como finalidade salvaguardar a qualidade do produto embalado por maiores períodos de tempo.
Aditivo: substância adicionada em pequena quantidade aos polímeros para promover a alteração ou preservação de uma ou mais propriedades (cor, barreira, antioxidante, retardantes de chama, etc.)
Removedor de O2: pequenas saquetas ou etiquetas contendo pó de ferro, colocadas nas embalagens numa atmosfera modificada. Prolongam o prazo de validade dos produtos e melhoram a sua aparência. Destinam-se a absorver, por oxidação, o oxigénio presente na embalagem.
Estabilizadores de UV ou ultra-violeta:aditivos orgânicos que protegem os produtos sensíveis aos raios ultravioleta contra alterações de sabor, odor e/ou cor, em consequência da oxidação causada por raios UV.
Bloqueadores de Acetaldeído (AA): o acetaldeído é um composto natural que está presente em certos alimentos, como os citrinos, a fruta madura e o café. Durante o processo de produção de PET, também se produz uma quantidade mínima desta substancia. O sabor intensamente amargo do acetaldeído pode, em certos casos, migrar das paredes da embalagem e alterar o sabor dos produtos, sobretudo de águas minerais. Os bloqueadores de AA reduzem a quantidade de acetaldeído retida no PET, evitando assim que o mesmo altere o sabor do produto embalado.
Nanocompósito: partícula inorgânica com um diâmetro nanométrico que pode actuar como barreira no próprio material.
Revestimento por plasma: tecnologia que torna possível cobrir o interior de uma garrafa de plástico com uma camada muito fina de sílica ou carbono. Esta camada forma uma barreira adicional ao CO2 e ao oxigénio, melhorando a conservação do produto embalado.
PE (polietileno).
PP (polipropileno): polímero utilizado principalmente no fabrico de recipientes, boiões e frascos.
OPP (polipropileno orientado): o OPP é uma variante do polipropileno puro, PP.
PEAD (polietileno de alta densidade): polímero essencialmente utilizado no fabrico de embalagens de uso doméstico, tal como embalagens de champô e detergente de roupa.
PEBD (polietileno de baixa densidade): vulgo Filme Plástico.
EVOH (álcool de vinil e etileno): graças às suas excepcionais propriedades de barreira, o EVOH é utilizado em diversas embalagens de produtos alimentares para impedir as transferências de oxigénio. Como aditivo previne ou reduz a condensação de água na forma de pequenas gotas sobre um filme ou superfície de plástico.
EVA (acetato de vinil etileno): excelente barreira contra a humidade.
EPS (Poliestireno expandido): vulgo esferovite.
PA (poliamida): polímero que se apresenta geralmente com uma estrutura semicristalina, sendo o nylon o exemplo mais conhecido. A poliamida é muitas vezes usada como material barreira em embalagens de PE ou PET.

Materiais produzidos a partir de Filme Plástico reciclado